Como você se sente no silêncio? O que ele diz sobre você? O que ele revela em você? Quando você escuta suas vozes e conhece seus sentimentos, o que você percebe?
Algumas pessoas não suportam o silêncio porque sentem que nele habitam o vazio e a solidão.
O silêncio significa mais do que não falar, significa entrega, significa a não necessidade de defesas, de justificativas, de argumentações, de questionamentos, de certezas, de aprofundamento, de reflexão. Por isso quero te trazer cinco ótimas razões para você praticar o silêncio com frequência:
1. Para trabalhar o seu autoconhecimento e conhecer o que existe na sua mente, coração e energia. Sem distrações você fica totalmente entregue a si.
2. Se tornar um bom observador das pessoas e situações ao seu redor. Quanto mais observar, estará presente para compreender com mais clareza as coisas que acontecem no seu dia a dia.
3. Para dominar impulsos e reatividade diante de situações que trazem raiva, irritação e contrariedade. Nem tudo será como desejamos, nem todos agirão conforme desejaríamos e por isso a frustração precisa ser trabalhada dentro de si e não externalizada sem cuidado e atenção.
4. Conhecer mais sobre suas palavras, críticas, fofocas, comentários, o que você alimenta e compartilha, como você se porta diante das pessoas e de determinados assuntos. Observando o que e como você diria, conhecerá mais sobre como você tem se comunicado.
5. Se tornar um bom ouvinte e assim olhar e acolher mais ao outro ao invés de ser a pessoa que precisa constantemente falar de si.
Quem quiser aprofundar mais sobre a prática do silêncio, gravei um vídeo para o canal do YouTube há um tempo atrás.
Com muito amor,
Roberta