Usamos de tanto esforço e energia para convencer os outros de que a nossa forma de pensar é a melhor, a mais correta, a que mais funciona. Ao mesmo tempo mudamos a nossa forma de sermos e abrimos mão de coisas que são importantes para nos adequarmos as opiniões alheias. Uma crítica ou invalidação acaba com nosso dia e muitas vezes colocam em cheque até mesmo os nossos valores de vida.
E como ouvimos críticas o tempo todo e abrimos espaço para o outro opinar e confrontar nossas atitudes, nos sentimos no direito de também criticar e dizer como o outro deve comandar a própria vida.
Porém, a verdade é que críticas e opiniões na maioria das vezes só são bem-vindas quando solicitadas e, mesmo quando isso acontece, nem sempre são úteis porque se tratam mais sobre a visão de realidade de quem falou do que realmente possa servir para a vida do outro. Se você não gosta de recebê-las, não saia espalhando as suas.
Lembre sempre, se for você o alvo da crítica, o que escutou diz muito sobre quem disse. E o mesmo vale pra você, se foi você quem criticou, analise as suas palavras e o tom de julgamento porque isso tem muito a ver com você.
Roberta