Mais um fim de ano chegou e como passou rápido, não? Se você, assim como eu, é adepto ou adepta a fazer resoluções de ano novo, deve estar se preparando para traçar suas metas e objetivos para 2020. E mesmo que você não consiga cumprir tudo aquilo que se comprometeu, esse é um exercício super saudável porque te traz um norte para o tempo que você terá no ano que vem, traz clareza do que deseja alcançar, te ajuda a escolher quais caminhos trilhar e a ter melhores tomadas de decisões.
Porém, antes de traçar suas metas te proponho um exercício para o seu autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Eu te proponho que você tire um tempo para relaxar, respirar profundamente e depois anote em um papel ou no seu celular tudo o que aconteceu no seu ano, de bom e de ruim. Tente lembrar com o máximo de detalhes e de clareza 2019 e os acontecimentos. Esse exercício, além de te proporcionar um panorama de como foi seu ano, vai te ajudar a definir melhor o que precisa trabalhar a nível pessoal no ano que vem para estar mais preparado ou preparada para ir me busca dos seus objetivos. Eu te sugiro que escreva, não deixe apenas no plano mental porque a mente deixa passar muitos detalhes que em alguns casos podem ser bem importantes.
Se o nosso propósito maior aqui nessa jornada é a evolução, compreender qual é a nossa responsabilidade pelos erros e insucessos nos acontecimentos que abrangem todas as áreas da nossa vida, nos dará clareza do que melhorar para aprender e crescer. Será que faltou determinação? Sobrou procrastinação? Faltou equilíbrio emocional? Pecou no cuidado com seu corpo e saúde? Dormiu, pouco, se estressou muito, não valorizou a família? Não respeitou seus valores de vida? Todos esses aspectos e muitos outros influenciam diretamente no nosso caminhar e na satisfação pessoal.
Resoluções de ano novo não incluem apenas bens materiais, carreira, saúde, viagens, relacionamentos. O que você precisa melhorar? Quais hábitos eliminar e quais inserir na sua rotina? Quais comportamentos abandonar? Quais pessoas manter e afastar da sua vida? Quais pensamentos e sentimentos cultivar e quais eliminar? Como lidar melhor com suas emoções? Isso sim é desenvolvimento pessoal e mergulho interior para um ano com muito mais consciência e sentido!
Com amor,
Roberta