Vamos falar sobre a nossa eterna necessidade de controle?

Quem aqui nunca tentou controlar alguma situação, que atire a primeira pedra. Nossa necessidade de controlar vai além de estarmos diante de uma indefinição. Queremos controlar o futuro, queremos controlar as outras pessoas, o clima, os resultados das nossas ações, os nossos sentimentos, os dos outros, queremos voltar ao passado e mudar o que foi.

E isso tudo por não aceitarmos sentir o desconforto de simplesmente não sabermos o que vai acontecer. A incerteza traz angústia e quando mantemos a mente lá no futuro imaginando o que irá acontecer, as emoções começam a se somar, ansiedade, insegurança, medo…

Quem busca exaustivamente por controle tem pouco repertório de vivências, não sabe ou evita lidar com frustrações, não tem a flexibilidade e jogo de cintura necessários para momentos de incerteza, não permite a espontaneidade e a criatividade.

Você se identifica? A sua busca incessante por controle te fez de fato tê-lo? Não, né? E tem te causado muitos danos, não? Talvez se libertar de tanta cautela, de tanto planejamentos, de tanta análise e rigidez possa abrir novos rumos.

A racionalização é um mecanismo de defesa do ego e em alguns momentos é necessário para a compreensão dos acontecimentos e dos nossos padrões de comportamento, porém nem tudo tem explicação ou razões lógicas. As respostas vem com as consequências, mas elas não são imediatas, o que no fim das contas faz com que permaneçamos obrigatoriamente naquele espaço de desconforto. Percebe o conflito? Ao mesmo tempo que fugimos da incerteza, é o único lugar que nos cabe estar durante os processos de mudança.

A resistência ao que é, ao que não foi como gostaríamos que tivesse sido, ao que julgamos que aconteceu de forma errada, traz o que nós tanto tentamos evitar ao longo da vida, o sofrimento. Dói pensar que você pode ser o maior responsável por sofrer tanto, não? Mas é verdade.

Se você já percebeu que o controle é uma ilusão na maior parte das vezes, que tal deixar um pouco a vida fluir, as coisas seguirem seu fluxo natural e apenas observar? Sim observar, porque de fora temos uma visão global da situação. Confia, a vida é mais sábia do que você possa imaginar.

Mais uma vez vou te oferecer meu mantra de vida para que você veja as transformações que ele trará para a sua vida. Todos os dias e sempre que sentir vontade e necessidade, repita: entrego, confio, aceito, agradeço. Faça a sua parte, dê o seu melhor, esteja presente de corpo e alma. Traga a consciência de que se você fez tudo o que podia e ainda assim não resultou no seu desejo, é porque a vida tem planos maiores pra você. Confia e deixe a vida trabalhar! Existem muitos caminhos além daquele que você gostaria.

 

Com amor,

 

Roberta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Name *

dezesseis − três =