Por que repetimos os mesmos comportamentos?

Por que pensamos termos aprendido com uma lição, mas quando menos esperamos, nos encontramos de volta em uma situação muito parecida? Novamente com o mesmo tipo de chefe, com o mesmo perfil de parceiro no relacionamento, mesmos gastos desnecessários?

Porque não nos observamos. Não estamos atentos, conscientes e conectados com nossas ações, nossos pensamentos e emoções. Ligamos o piloto automático e assim permanecemos durante o dia e, muito mais do que isso, durante a vida.

Quando um padrão comportamental se repete de forma sequencial e frequente, a primeira coisa a se fazer é observar o que te fez chegar novamente a uma situação semelhante. Sempre que isso acontece, um dos fatores principais é o ganho secundário, a intenção positiva que temos e é por isso também que tentamos sair de uma situação nociva, mas não conseguimos. Porque embora estejamos infelizes e insatisfeitos, existe um ganho, por mais difícil que possa ser imaginar, por mais que você não acredite, sempre existe um ganho.

Ao diagnosticar que ganho é esse, a intenção não é simplesmente eliminar o comportamento que te faz mal porque ele te traz esse ganho e se ele é forte o suficiente para te fazer repetir o comportamento ou te impede de sair de uma situação extremamente maléfica, é porque é um valor para você.

Valor é aquilo que temos como verdade, algo que molda nosso caráter, algo que é maior do que nós. Por isso, quando descobrir que ganho é, analise uma forma de mantê-lo mas utilizando outros caminhos para isso, outros recursos.

Beijos e muita luz!

Roberta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Name *

nove − 6 =