Olá, tudo bem?
Quero te fazer uma pergunta pra você refletir aqui comigo…

 

Qual é a sua dificuldade em ser você?

 

Profunda, né?

Por muitos anos na minha vida não me senti adequada e pertencente e por ter sido assim por tanto tempo, ainda percebo alguns resquícios desse condicionamento em certos ambientes e contextos. Tentativas frequentes em vão de agradar, angústia de não gostarem de quem sou, ser o que as pessoas esperam de mim, ser o exemplo, não errar, compromisso com o acerto, auto cobrança excessiva.

Você se identifica?

 

A não aceitação de ser quem se é pode te levar a grupos de pessoas diferentes dos seus valores e desenvolver tendências de fazer coisas que você não faria, o efeito manada. Perceba a mudança de estilo, gostos e companhias que os adolescentes passam de tempos em tempos por uma eterna busca pelos iguais, para se sentirem pertencer. Talvez você também tenha desenvolvido a prática de hábitos e comportamentos muitas vezes diferentes de você na procura angustiante de encontrar seu lugar no mundo.

Deixar de fazer coisas que fazem sentido para fazer o que esperam de você também é um grito de socorro para a auto aceitação. Buscar pela validação de fora e por alguém que te motive é um passo para se perder de si. Cada um tem suas próprias percepções e quando alguém te aconselha dizendo o que você deveria fazer, ela fala de um espaço de percepção dela, do que ela faria, a partir das vivências e dentro da realidade dela aquilo que seria bom para ela e não necessariamente para você, dentro do seu contexto de realidade.

É importante que você compreenda seus condicionamentos e exteriorize uma personalidade adequada com o seu real e não com o esperado pelos outros, nem pelo que o seu ego precisa. Digo e acredito que vou repetir sempre, o autoconhecimento é sim um processo doloroso, mas também é um caminho lindo de transformação e libertação!

Sempre que perceber se cobrando exaustivamente para ser aquilo que acredita que deva ser lembre que não somos aquilo que gostaríamos de ser mas sim aquilo que conseguimos ser.

Com amor,

Roberta

2 thoughts on “Qual é a sua dificuldade em ser você?

  1. Nossa Renata, muito feliz em te conhecer eu me sinto exatamente assim. Hj assisti seu vídeo onde conta como era antes.
    E hj me sinto perdida, me procurando.
    Uma jornada muito difícil.
    Mas creio q com sua ajuda, irei conseguir
    Gratidão pela suas publicações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Name *

12 − um =