Quando você briga com alguém ou algo sai diferente do planejado te trazendo problemas para resolver, você se percebe preso ao conflito e ao caos emocional ao longo de todo o seu dia e talvez até de semanas? Temos essa tendência, de estender os descontentamentos além do quanto eles realmente precisam ser sentidos.
Uma manhã ruim não significa que seu dia inteiro será também ruim. E um dia ruim não precisa se transformar em uma semana ruim.
“Estragou o meu dia!” Você se identifica com essa frase?
De acordo com estudos do neurocientista Jill Taylor, uma emoção permanece 90 segundos em você e depois ela passa. Se não passa, significa que está sendo reativa, realimentada pelos seus pensamentos.
Isso mostra que é possível sim lidar com cada emoção não permitindo que ela domine você por completo. Em um primeiro momento, por uma briga, uma lembrança, uma preocupação, a emoção se desenvolve, mas depois disso é escolha sua deixar que ela permaneça.
É possível sair do problema se você cortar o ciclo de pensamentos, parar de remoer acontecimentos, mágoas e preocupações. Trabalhe sua inteligência emocional para não ser refém das suas emoções, afinal elas determinam a maior parte das suas atitudes.
Com amor,
Roberta